sábado, maio 12, 2007

Quem quer ir à "guerra"... monta (n)o Paulo Bento

0
Confirmando a ideia que o Sportem é uma instituição de solidariedade com alarmantes semelhanças com a Casa Pia, o jovem técnico do penteado à Calimero (e de ar apavorado – parece que acabou de ver o Estádio do Alvalixo pela primeira vez ou a Linda Reis em trajes menores ) disse no final do ano passado, a propósito da creche que orienta, que: "Aqueles que quiserem vir para a guerra montam-se nas minhas costas, os que não quiserem, não há problema. Tenho 23 jogadores, mas, se ficar com 22, tudo bem."

Há aqui três aspectos a salientar.

Primeiro, que o Calimero, imbuído de um louvável instinto protector para com os seus meninos, mostra uma especial atenção para com o vocabulário (para não os chocar) e substitui sabiamente o acto de abafar o pepino pela expressão "vir para a guerra". Sugere-se também a expressão "coboiada", que tem igualmente um carácter, vá lá, mais ou menos bélico, e é apelativo às crianças.

Segundo, há a registar uma inversão dos papéis, por comparação com as "coboiadas" da Casa Pia. No Sportem, é a criançada que monta nas costas do elemento sénior, e não o contrário, como era usual na Casa Pia.

Terceiro, verifica-se que o Calimero, além de particularmente tolerante, porque diz que "os que não quiserem, não há problema" (é um gajo sensível... não quer nada à bruta), possui uma resistência fora do comum. Prefere 23, mas se for 22, tudo bem. Isto ajuda a explicar, nalguma medida (mas não completamente), as olheiras profundas e o ar de quem foi montado por 22 ou 23 jovens. Consoante o Carlos Martins esteja para lá virado ou não.

No Response to "Quem quer ir à "guerra"... monta (n)o Paulo Bento"